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 O QUE É A PSICOLOGIA SOCIAL?

Esta      questão é muitas vezes efectuada pelas pessoas, visto que, quando      confrontadas com esta disciplina, poucas sabem realmente qual o propósito      da sua existência. O mais que pode acontecer é lembrarem-se de ciências      sociais como a psicologia e a sociologia e pensarem que a psicologia      social se apresenta como um meio através do qual se tenta dar resposta      às preocupações de ambas. Porém, a realidade é mais complexa, uma vez      que a psicologia social não constitui apenas a fronteira entre a      psicologia e a sociologia, mas afirma-se, antes de mais, como uma      disciplina autónoma. De facto, estas disciplinas partem de perspectivas      teóricas distintas, ou seja, existem diferenças a nível da      problemática teórica, dos problemas de investigação e dos paradigmas,      construindo, assim, distintos objectos científicos.

 

A      sociologia e a psicologia afirmaram-se, no final do século XIX como      ciências autónomas, com objectos e métodos específicos, apresentando      posições opostas na dimensão indíviduo-sociedade, cabendo à      psicologia o estudo de disposições (motivações, intenções, atitudes,      emoções) e à sociologia o estudo das representações sociais. De      acordo com Silva e Pinto (1986), a psicologia evidencia a interacção      entre determinantes biológicos e culturais das condutas e elucida as      funções psicológicas do ser humano enquanto ser que se adapta ao meio.      Por outro lado, a sociologia procura realçar as regularidades que existem      na sociedade, ou seja, os padrões decorrentes da vida social que      determinam a acção e que são observáveis pela recorrência do      relacionamento entre as pessoas. Assim, procura articular as regularidades      com a acção, percebendo como a estrutura condiciona a acção e como é      que a acção produz a estrutura. De modo sucinto, Silva e Pinto (1986)      referem que os psicólogos centram a sua atenção nas estruturas      psicológicas gerais das condutas e os sociólogos vêem as estruturas      como condicionadas pelas dinâmicas de grupo e pelas organizações      sociais. Verifica-se, assim, um fosso acentuado entre estas duas      disciplinas pois, a psicologia dá enfâse à dimensão individual e a      sociologia à dimensão societal.

 

Porém,      a psicologia social rompe com a oposição entre o indivíduo e a      sociedade, enquanto objectos dicotómicos que se auto-excluem, procurando      analisar as relações entre indivíduos (interacções), as relações      entre categorias ou grupos sociais (relações intergrupais) e as      relações entre o simbólico e a cognição (representações sociais).      Assim, apresenta como objecto de estudo os indivíduos em contexto, sendo      que as explicações são efectuadas tendo em conta quatro níveis de      análise: nível intra-individual (o individuo), o nível      inter-individual e situacional (interacções entre os indivíduos ou      contexto), o nível posicional (posição que o indivíduo ocupa na rede      das relações sociais), e o nível ideológico (crenças, valores e      normas colectivas). A afirmação como disciplina autónoma foi      desencadeada pela existência de estudos que sustentavam um novo domínio      do conhecimento: o da interferência dos outros no comportamento dos      indivíduos. Pepitone (1981) considera que a inauguração formal da      psicologia social é feita com a publicação, em 1908, de Social      Psychology pelo sociólogo Ross e de An Introduction to Social Psychology      pelo psicólogo McDougall. Contudo, para Ross a psicologia social procura      explicar a uniformidade das crenças, dos sentimentos e das acções que      é desencadeada pela interacção dos seres humanos, enquanto que      McDougall considera que o social está inscrito na natureza biológica do      indivíduo.

 

Esta      dupla referência do social e do psicológico continua ao longo da      história da psicologia social, sendo que vai constituir o objecto de      análise dos próximos artigos, tendo em conta, quer a psicologia social      americana, que possui uma orientação mais psicológica, quer a      psicologia social europeia, que se tem interessado mais pelos fenómenos      colectivos.

 


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